sábado, 12 de julho de 2014

Status que destrói




  Vivemos em um mundo onde o título tem um grande valor entre as pessoas. Pessoas querem ser reconhecidas e adoram ser elogiadas. Um elogio não faz mal a ninguém, claro que não, quem é digno de elogio deve ser elogiado mesmo. Estou falando aqui de pessoas que querem ser sempre elogiadas, glorificadas, bajuladas, por causa dos seus dotes ou dos seus títulos, o status.
  O status pode lhe tornar reconhecidos por muitos, pode fazer você mudar de vida, pode lhe tornar outra pessoa. E essas pessoas que se transformam por causa do status ou título, se tornam na maioria das vezes, arrogantes, prepotentes, soberbas e com síndrome de grandeza. Se acham melhor que os outros simplesmente por causa de seus títulos, se tornam arrogantes a ponto de humilhar o seu semelhante por causa do status.
  O status molda "deuses" em seres humanos tornando-os onipotentes diante dos outros, pelo menos é isso que imaginam. Esse ser endeusado vai exigir tratamento divino á ele: vai querer ser idolatrado, vai querer seguidores, sua palavra é a final e vai achar que tem mais conhecimento que os mortais comuns. E ainda tem aquele tipo de pessoa que o status cria que só faz as coisas quando esta a frente de algo, se não estiver na frente de uma função, não faz nada.
  Tome cuidado homem, seu cargo político, religioso, empresarial não quer dizer que você é melhor do que outros homens não. Sua conta bancária não lhe compromete nada se por baixo da casca burocrática existe um ser podre que precisa de humilhar os outros para se satisfazer. Um doutor só por ser doutor não será melhor que um pai de família que acorda cedo para trabalhar e ganha um salário mínimo. Um empresário só por que tem o carro do ano não é melhor que um vendedor ambulante que precisa de trabalhar para viver.
  Os valores foram trocados ao longo dos anos. Hoje, status, título, dinheiro valem mais do que amor, fé, humildade, honestidade. Um "doutor" tem mais respeito do que um "cara" qualquer. Status e títulos, dinheiro e fama, ingredientes que misturando tudo, seu resultado será, além do que já foi citado acima, animais no cio correndo atrás de seus objetos de desejo, animais que não conhecem valores de verdade, animais que perderam o senso comum de ver as coisas como elas são, animais que vêem o mundo como lhe é imposto a força.

  "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda."  Provérbios 16:18

Nenhum comentário:

Postar um comentário