terça-feira, 29 de julho de 2014

A arte de pensar

  


Pensar é uma arte. Aprendemos essa arte desde os primeiros anos de vida. Nossos pais tem papel importante na formação dessa arte em nossa vida, nossos professores são os mentores que nos guiarão na caminhada.
Muitos no decorrer da vida acabam esquecendo que temos essa arte, que somos dotados da capacidade de sermos artistas da mente. Outros não se esquecem, mas jogam de lado essa arte, não querendo mais utiliza-lá ou se vendo como inferior e que não sabe ser esse tipo de artista. E você, está sendo um artista? Você está pensando diante de seus problemas? Está pensando para viver, para existir? Você sabe pensar?
  Analisar, questionar e refletir são frutos dessa arte que você e eu nunca devemos deixar de lado. Pensar antes de agir, pensar antes de falar, pensar antes de tomar decisões. Hoje, como a arte do pensar esta fora de uso, muitos querem as coisas para hoje ou agora, não sabem pensar, esperar ou refletir sobre decisões. O imediatismo e estrelismo acaba por desfigurar nossa capacidade de pensar, nossa pretensão em sermos artistas renomados da mente. O estrelismo porque tudo o que faz sucesso na mídia ou imprensa é copiado e aplaudido entre os não-artistas do pensar, é espalhado como um vírus e propagado nos diversos meios de comunicação. 
  O não pensar durante o nosso dia-a-dia vai nos transformar em simples caminhantes da vida, a observando e vendo-a passar sem nenhuma pretensão de mudança, a menos que seja imposta. O não refletir nas nossas decisões vai nos tornar seres ignorantes e tolos, sendo enganados por qualquer notícia ou iludido por qualquer "receita de sucesso" que o mundo quer lhe impor. 
  O pensar é o maior tipo de tesouro que você tem, não desperdice sua chance de pensar constantemente, analisar diariamente e refletir sobre sua vida e as coisas que o rodeiam. Não deixem lhe transformar num fantoche para ser guiado pela rotina, emprego, religião ou política. Pense, viva, se liberte e seja direcionado simplesmente por Deus.
  Como já disse o grande Descartes: "Penso, logo existo."

Um comentário:

  1. "PARABENS! Victor Zanella, pelo seu excelente artigo: "a arte de pensar". Eu gostei muito, e fico pensando,
    O que o SENHOR JESUS CRISTO, nosso SALVADOR PESSOAL, quando ELE esteve aqui na terra, e viveu
    entre nós, como DEUS-HOMEM-SALVADOR, vivia PENSANDO? O que o SENHOR JESUS CRISTO, pensava e
    esperava dos seus DISCÍPULOS e IGREJA? No livro dos ATOS DOS APÓSTOLOS, lemos: "Mas recebereis
    PODER, ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis minhas TESTEMUNHAS tanto em JERUSALÉM,
    como em toda a JUDÉIA e SAMARIA, e até os CONFINS DA TERRA". (ATOS DOS APÓSTOLOS 1:8).

    ResponderExcluir