sexta-feira, 11 de julho de 2014

Copa de quem?



  Estávamos em Copa. Eu estava em Copa? Você estava em Copa? O Brasil está em Copa. Copa do Mundo do Brasil? A Copa é do Brasil? De quem é a Copa?

  Dizem que o Brasil é o país do futebol. Depende de qual tipo de futebol é esse. O futebol esporte, jogado com simplicidade, profissionalismo e alegria que há anos dourados era praticado ou o futebol mercantilista, político e literalmente “globalizado” que gera rios de dinheiro para empresários e emissoras de TV?

  O Brasil já foi o país do futebol arte, hoje, é um dos donos de outro tipo de futebol. E se o Brasil é o país do futebol, quando que ele será o país da educação, o país do trabalho, o país dos hospitais, o país de Deus? Quando o grande Brasil, país do futebol, verá dignidade e caráter de homem nas pessoas que dizem serem “eleitas” para liderar e guiar o país?

  Enquanto a famosa Copa é divulgada aos quatro cantos do país através da mídia, as pessoas aos poucos vão aderindo a ideia do país do futebol: comem falando do Brasil, bebem falando do Brasil, se fantasiam com cores verde-amarelo, lojas e empresas trocam de uniformes se caracterizando como um canário, enfim, a maioria do povo fica com aquela ideia do falso patriotismo batendo no peito e dizendo “que é brasileiro com muito orgulho e muito amor. ” Mas o que acontece realmente no momento em que a ideia da Copa é veiculada? Querem tapar o sol com a peneira, querem inserir na mente do brasileiro o ideal de que está tudo muito bem, a Copa é alegria, não tem nada de errado, o Brasil é país do futebol mesmo e a Copa é do Brasil.

  É a velha filosofia política do pão e circo que os romanos usaram e se beneficiaram muito ás custas do povo que em sua grande maioria tinha baixa renda e baixo conhecimento. Se alegravam com comida e diversão, esqueciam das dificuldades e problemas sociais. O fato volta a acontecer hoje no grande Brasil. Jogadores correm atrás da gorduchinha no campo, pessoas vibram no estádio, outros vibram pela TV, enquanto isso, a poluição urbana é vista nas ruas após o jogo: brigas, tumultos, pessoas viram a noite para pegar número em centros de saúde, bandidos aproveitam o barulho da Copa para saquearem comércios e casas, etc. O futebol comércio da Copa vai sugando o brasileiro e com sua falsa alegria e patriotismo, vai enganando o povo, assim como Roma enganava sua gente. A Copa do Mundo é do Brasil, e a renda e lucro da Copa é de quem? Do povo brasileiro? Certamente que não. Então para onde vai essa renda?

  O que é mostrado debaixo do tapete, além da sujeira, é que a Copa do Mundo é dos grandes e bravos que latem e podem morder quando questionados ou confrontados. Parece que a Copa do Mundo na verdade é dos piratas engravatados que navegam nas marés altas do belo governo brasileiro. E não podemos esquecer que a Copa do Mundo também é da mídia “globalizada” e do comércio explorador.

  E o Brasil? O povo brasileiro? Continua no mesmo lugar, ganhando o mesmo salário, pagando as mesmas contas, enfrentando as mesmas dificuldades e sendo iludido pelo mesmo modo usado há centenas de anos atrás em Roma.

  O povo gosta de ser enganado. A verdade é amarga, mas precisa ser ingerida. Quem é o culpado? Olhe para o espelho. Eu, você, nós. O povo escolhe, o Brasil paga. Se nós como povo, soubéssemos do poder que possuímos...

  Pense nisso e compartilhe essa ideia: o povo tem poder para escolher, mudar, acontecer, afinal, não vivemos na democracia? Use desse poder e mude. Caso contrário, continue assistindo a Copa do Mundo do Brasil...alias, Copa de quem?!

Um comentário:

  1. PARABÉNS! Victor Zanella, pelo seu excelente artigo sobre "COPA DE QUEM?" QUE O SENHOR DEUS te ABENÇOE e te GUARDE, derramando sobre você e FAMÍLIA, TODAS AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS E MATERIAIS EM CRISTO JESUS, nosso SALVADOR. A nossa ESPERANÇA está no SENHOR DEUS, lembrando da experiência de ABRAÃO e seu filho ISAQUE ("Quando ISAQUE, disse a ABRAÃO, seu pai: -Meu pai! Respondeu ABRAÃO: - Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe ISAQUE: - Eis o fogo e a lenha, mas ONDE ESTÁ O CORDEIRO PARA O HOLOCAUSTO? Respondeu ABRAÃO: DEUS PROVERÁ para SI, meu filho,o CORDEIRO para o HOLOCAUSTO..." (Gênesis 22:7-8a.). É, só nos resta CONFIAR E ESPERAR NO SENHOR DEUS, que PROVERÁ para nós todas as coisas (inclusive a nossa SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS, que é o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. AMÉM!

    ResponderExcluir